Produção industrial baiana aponta crescimento

Indústrias baianas reagem
Arquivo/Google

 A produção industrial baiana (de transformação e extrativa mineral) apresentou, em julho de 2014, acréscimo de 4,7% na comparação com o mês de junho do mesmo ano, série com ajuste sazonal. A recuperação se deu devido ao caráter atípico do mês de junho (Copa do Mundo, feriados prolongados), que teve jornada de trabalho reduzida em relação a julho. Na comparação com julho de 2013, o índice recuou 7,5%, enquanto que acumulado janeiro a julho de 2014 acumulou -5,0%. O indicador em 12 meses acumulou -2,0%.

No confronto julho14/julho13, oito das doze atividades pesquisadas assinalaram queda na produção. O setor deVeículos (-45,5%) apresentou a principal influência negativa no período, em decorrência da concessão de férias coletivas em unidade produtiva local. Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de Produtos químicos (-8,9%), Equipamentos de informática (-18,5%), Produtos de borracha e de matéria plástico (-8,8%). A principal contribuição positiva ficou com Derivados de petróleo (2,3%). Outros segmentos que registraram aumento foram Produtos alimentícios (1,4%) e Metalurgia (0,2%).

No período de janeiro a julho de 2014, sete dos doze segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado no período, com destaque para Veículos que registrou queda de 35,9%. Também foram negativos os resultados assinalados porEquipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-40,0%), Metalurgia (-4,5%) e Couros, artigos para viagem e calçados (-8,2%). Positivamente, destacaram-se Derivados do petróleo (3,1%), Produtos químicos (2,2%) e Extrativo (4,8%).

No acumulado em 12 meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, a taxa da produção industrial baiana assinalou -2,0%. Dos doze segmentos da Indústria seis apresentaram decréscimo no período, com destaque paraVeículos (-22,7%).